Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O CENÁCULO

Escrutinando Eça.

O CENÁCULO

Escrutinando Eça.


22.02.17

Sensacionalismo vintage.

por Nes.

Conheceis a CMTV?

 

 daqui.

 

A mais deplorável estação televisiva portuguesa. Existe há quase quatro anos e protagoniza tesourinhos deprimentes à velocidade da luz. Canaliza todo o lixo, verdete e estrume dos media à velocidade da luz, alimentando uma enorme quantidade de bocas necrófilas, ávidas de escândalo e sarrabulho.

 

Mas se acham que tais hábitos são exclusivos de agora, abram "O Crime do Padre Amaro" e apreciem o carácter das "excelentes senhoras" que protagonizam os chás da S. Joaneira. Entre Dona Joaquina Gansoso, que odeia os homens e se dá toda a Deus, Dona Josefa Dias, "estação central" de todas as intrigas que se passam na cidade, e Dona Maria da Assunção, beata rica papa-novenas, encontramos um círculo de amigas maldizentes, odiosas, fedorentas de naftalina. Para essa tertúlia contribuem o pedante cónego Dias, o hipócrita padre Amaro, um horripilante padre Natário e um choninhas Libaninho, que desonram o sacerdócio com a sua sofreguidão por mulheres, dinheiro, escândalo e poder, e são responsáveis pela deseducação moral do seu rebanho, num Portugal crente por formação e por influência social.

 

daqui.

 

 

Avancemos. É na casa da S. Joaneira que encontramos gente que apenas reza e nada mais faz pela sua religião - mas que também se alimentam de notícias bárbaras, boatério e sangue, sofregamente. Nada é novo debaixo do sol.

 

"— Tudo isto é teu proveito, disse a Sra. D. Maria da Assunção baixo à S. Joaneira, demorando-se um pouco atrás.
— Meu!?
— Teu. Pois tu não percebeste? A Juliana, em Alcobaça, era namoro do Agostinho. Mas o rapaz aqui anda pelo beiço pela Amélia. A Juliana percebeu, viu-o recitar aqueles versos, olhar para ela, zás!
— Ora essa!... disse a S. Joaneira.
— Deixa lá, o Agostinho tem um par de mil cruzados que lhe deixam as tias. É um partidão!"

Teve mesmo piada, aquela rapariga que desmaiou porque o namorado se atirou a outra à frente dela. Ei já agora, vamos explorar o potencial ganho que daí virá para nós.

 

 

"Havia imagens de santos na sala de jantar e na cozinha. As criadas, por escrúpulo, eram examinadas em doutrina antes de serem aceites. Ali muito tempo fizeram-se as reputações: se se dizia de um homem: não é temente a Deus, havia o dever de o desacreditar santamente. As nomeações de sineiros, coveiros, serventes de sacristia arranjavam-se ali por intrigas subtis e palavras piedosas."

Fazer reputações é a expressão a reter. Tal como as notícias de agora, sem pejo nem rigor a atirar acusações impunemente.

 

 

"— Mas venham vocês cá abaixo, sempre quero que vejam.
Foi-lhes mostrar o quarto do padre, o baú de lata, uma prateleira que lhe arranjara para os livros.
— Está muito bem, está muito bem, diziam as velhas andando pelo quarto, devagar, com respeito, como numa igreja.
— Rico capote! — observou D. Joaquina Gansoso, apalpando o pano das largas bandas que pendiam ao comprido do cabide. — É obra para um par de moedas!
— E a boa roupa branca! disse a S. Joaneira, erguendo a tampa do baú."

Nada como cuscar até as cuecas do hóspede! Será isto muito diferente da necessidade de filmar a bagagem do Ronaldo?

 

 

"Amaro recolheu logo ao grupo das senhoras, onde a Gansoso estava contando uma catástrofe que lera num jornal, sucedida em Inglaterra: uma mina de carvão que desabara, sepultando cento e vinte trabalhadores. As velhas arrepiavam-se horrorizadas. A Gansoso então, gozando o efeito, acumulou loquazmente os detalhes: a gente que estava fora esforçara-se por desatulhar os infelizes; ouviam-se-lhes embaixo gemidos e os ais; era ao lusco-fusco; havia uma tormenta de neve...
— Desagradável! rosnou o cónego, aconchegando-se na sua poltrona, gozando o calor da sala e a segurança dos tetos."

Existisse transmissão em directo do acidente e veríamos toda esta gente de olhos cravados na TV!

 

 

 

 

 

publicado às 09:03

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Pesquisar

 

Arquivo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.